E-commerce – Dicas para vender com segurança

731 views » 11 de janeiro de 2017 » JeanJean

Ola pessoal, aqui é o JEAN CARLOS e hoje este artigo é para você que possui um e-commerce e deseja, passar mais segurança para seus clientes e prospectos que irão acessar seu site para efetuar comprar. São dicas de segurança bem praticas para que seu cliente não seja enganado ao comprar pela internet. Nós vamos aprender hoje sobre todos os tópicos abaixo.

Que tal Vender Mais e com mais Segurança (Considerações iniciais)

Você viu um produto bacana com um preço interessante na internet, será que a loja é confiável? o que pode fazer para ter certeza? existe um meio de investigar? Antes de entrarmos nos tópicos existem ações simples que você deve com certeza observar para não ter dor de cabeça.

Pesquise no site se disponibilizam o mínimo de informações que seria:

Então agora vamos aos tópicos que você deve observar atentamente ao fazer uma compra segura e também mostrar ao seu cliente como fazer esta compra segura.

Cuidado com Wi-Fi público na hora de comprar

Antes de começar a fazer as compras, vale lembrar que é importante usar uma conexão de internet segura. O Wi-Fi público ou com rede aberta é mais propenso a interceptações de hackers, que podem roubar dados financeiros e pessoais lhe causando bastante dor de cabeça.

Cuidado com vírus no celular quando for comprar

Se a opção é comprar através do Celular também fica a dica a instalação de um app de segurança. O software detecta atividades maliciosas ou instalação de programas que podem espionar as ações no celular, copiando discretamente as informações digitadas, veja mais sobre antivírus e anti-spyware para Android e para quem usa iPhone.

Não clique em e-mails estranhos com ofertas de e-commerce

Spam ainda é o método mais utilizado Hackers que tentam fazer vítimas para seus golpes usando o e-mail como isca. Caso receba uma promoção com preços muito abaixo da média ou qualquer outro tipo, evite clicar em links embutidos e comprar no site que irá abrir sendo mostrado no celular pois podem ser páginas falsas.

Cuidado com ofertas por WhatsApp ou SMS

As mensagens SMS podem carregar links infectados com vírus ou malwares e até encaminhar para páginas falsas.
Os mensageiros, como WhatsApp, também estão nessa lista de atenção. Ultimamente esse tipo de recado foi usado para disseminar descontos falsos, que causaram problemas para muitos usuários, Caso receba algo deste tipo, ignore e apague a mensagem.

Cheque o cadeado nas lojas online (certificado digital)

A proteção por meio do protocolo HTTPS, que oferece uma encriptação para evitar o vazamento de dados durante a transação. Essa segurança é indicada por um cadeado no topo do navegador. É importante verificar se ele está ativado, principalmente na hora de finalizar as compras e o pagamento.

Cheque a lista de lojas confiáveis no site do Procon

Em grandes eventos online tipo Black Friday, Natal, Carnaval e ou Aniversários é comum que diversos sites ofereçam produtos com os mais diversos preços, cada um com um desconto. No entanto, é fundamental conferir se determinada loja virtual é realmente confiável, já que você pode pagar por um dispositivo e depois ter dor de cabeça na hora da entrega. O Procon se São Paulo divulgou uma lista com sites e lojas online que devem ser evitados, pois já causaram problemas ou foram alvo de reclamações. https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Prepare uma lista de desejos

Antes de comprar, vale fazer uma lista com todas as prioridades. Assim, você não corre o risco de esquecer algum produto importante e perder a oferta. Alguns sites tem essa opção, mas que pode ser no lápis e papel mesmo. Depois, basta começar a caçada pelo melhor preço.

Segurança: conheça os sites não recomendados e evite problemas

Não quer ter dor de cabeça depois das compras? Então tenha em mãos quais são os sites não recomendados para compras online. A lista divulgada pelo Procon (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php) ajuda bastante da hora de escolher em qual loja virtual comprar e mostra os sites podem ser uma cilada.

Fique de olho: compare preços e confira a melhor oferta

Quando chegar o momento de fazer os cliques das compras, vale conferir se os preços realmente são os preços do mercado e se tem realmente desconto para selecionar a loja virtual com melhor valor. Para isso, alguns sites de buscas gratuitas como Zoom e Buscapé, além do Busca Descontos podem ajudar.

Prepare o computador e Internet

Se você optar por fazer as compras em datas de grande fluxo prepare seu computador e tenha uma boa internet para facilitar ao abrir várias páginas. Uma dica é tentar acessar a loja por dois navegadores, como Firefox e Chrome, por exemplo: as vezes a resposta é melhor em um deles e você não perderá a chance de uma boa promoção.
Mas, não se desespere se acontecer de sua conexão cair, enquanto isso, atualize o navegador para ver a plataforma voltou ao ar (apertando o botão F5 no teclado). E não esqueça de deixar o antivírus atualizado e ativo, já que em grandes ofertas online os ataques de malwares tendem a aumentar, com o intuito de roubar dados dos usuários e cartões de crédito.

Anote a promoção e os horários

Em datas comemorativas apesar de muitos sites  ofertarem seus produtos em horários próximos, vale conferir na loja de destaque o horário do inicio das vendas e dos descontos, assim não corre o risco dos estoques esgotarem antes de comprar determinado equipamento.

Pesquise no Whois do registro.br

Se o site for “.com.br”, o site registro.br tem a opção de consulta de um domínio (nome do site, ou o www.nomedosite.com.br), inclusive com dados de contato, segue o link: httpss://registro.br/cgi-bin/whois/

Denuncie irregularidades

Em alguns casos empresas disponibilizam descontos porem na hora de entrega ou do pagamento o valor é outro, por isso fique atendo com este problemas e esteja pronto a denunciar irregularidades, o site Reclame Aqui ou Protesto Popular oferece uma plataforma para que os consumidores relatem os problemas com suas compras. Basta acessar a página do Reclame Aqui e contar o que ocorreu.

Procure no Reclame Aqui

Se você já verificou se a loja existe, se o desconto é real, fez uma busca no google e esta decidido a comprar desta loja de uma passadinha antes no site Reclame Aqui: www.reclameaqui.com.br, digite o nome da loja e analise os seguintes itens.

Procure opinião nas redes sociais

Redes sociais com Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Snapchat e outras são ferramentas sensacionais de negócios e a reputação de empresas nestas redes sociais são indicadores fantásticos de quão comprometidas as empresas estão com seus  clientes, por isto pergunte em grupos ou ate mesmo em seu perfil o que as pessoas acham da empresa tal e se já tiveram experiencia de compra, com certeza você terá resultados que lhe ajudaram na sua decisão.

Prefira indicações de familiares, amigos.

Não confie em ofertas baratas demais, como já dizia aquele ditado popular: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, iphone 6 por menos de 1000 reais só quando tiver o 10 como lançamento por exemplo, fora isso, a chance de ser mutreta é grande. Dentre todas as opções de indicações prefira de amigos e familiares pois com certeza não irão lhe colocar em uma fria.

Observe a reputação:

No caso de compra em sites estrangeiros como Tinydeal, Aliexpress ou ebay, que são versões importadas do Mercado Livre se dever ter muito cuidado por isso escolha vendedores mais qualificados, e não se esqueçam que o prazo de entrega pode demorar até 3 meses (90 dias) devido ao fato dos correios atrasarem muito no prazo de entrega, existe muito material com mais dicas sobre isso, se for optar por comprar nesse tipo de site, tem que ter paciência e corre o risco do que comprar ser tarifado pela receita federal e a culpa nem sempre é do vendedor.

Preste Atenção do prazo de Entrega

O prazo de entrega começa a ser contado quando o pagamento for confirmado, cartão e boleto bancário podem demorar até 5 dias úteis para confirmar o pagamento, devido a fatores como limite, parcelamento, no boleto, prefira pagar originalmente numa agencia bancária, lotéricas, supermercados que recebem contas como são agencias terceirizadas, podem demorar para repassar e dar baixa nos pagamentos, aumentando o prazo para confirmação do pagamento. Dia útil é de segunda a sexta feira em horário comercial, não conta como dia útil feriado, sábado e domingo.

 

Bom, espero que com este artigo você enquanto cliente possa se atentar para fatores importantes na hora da compra e por outro lado enquanto empresa que oferece serviços e produtos online, preste mais atenção neste detalhes que com certeza irão lhe garantir mais vendas.

Espero que tenha gostado deste artigo, se gostou deixe seu like, compartilhe com seus amigos e até aproxima.

Junte-se a mais de 500 clientes pelo Brasil

Todos os direitos reservados a Brasil Marketing Online 2016, proibído a reprodução total ou parcial deste website. Este site faz parte do Grupo Gerasist Soluções Inteligentes. Ofereçemos: / /